Para o cercamento bovino, as telas para áreas rurais são as ideias. Porém, é preciso entender qual se adequa melhor às suas necessidades e as vantagens de cada uma.
Para esse tipo de cercamento, as cercas de arame liso ou as cercas elétricas costumam ser as mais utilizadas pelo custo baixo, durabilidade, resistência e por garantir a segurança dos animais sem trazer nenhum risco à eles.
Na criação de bovinos, as cercas desempenham um papel fundamental para a organização, tanto dos animais, quanto da própria fazenda e pastagens.
Algumas das principais funções das cercas para gado, são:
Os materiais das cercas precisam ter uma alta durabilidade e resistência, pois serão instalados em áreas externas, expostos a diversas mudanças de clima e possíveis impactos dos animais.
O arame, é um material indicado nesses casos, especialmente o arame liso que não pode causar ferimentos ao animal. Se for instalado da maneira correta, é altamente resistente.
As cercas elétricas para gados também são muito consideradas. São feitas de arames eletrificados e auxiliam a conter o gado de forma eficaz. Porém, requer uma manutenção mais frequente, então, se seu objetivo for se preocupar o menos possível com manutenção, as cercas de arame são mais recomendadas.
Além disso, alguns acessórios, como catracas e tramas fáceis (distanciadores de cerca) facilitam e contribuem para o cercamento eficaz dos bovinos.
As catracas, são instaladas em cercas elétricas e normais, garantindo a tensão adequada e podendo ser ajustada conforme a necessidade. São utilizadas para manter a cerca firme e para a corrente elétrica ser distribuída eficientemente.
Já as tramas, também conhecidas como arame fácil, são fios condutores de eletricidade. São revestidos de plástico e fornecem uma barreira física e elétrica contra o gado.
JA última novidade, tecnologia da Nova Zelândia, trazida pela Casa das Cercas, são os rolos de “Cerca pronta”. São modelos de cerca rural ideal para criação de animais e fechamento de propriedades. Se destaca pela facilidade de instalação e resistência aos impactos, além de trazer uma proteção extra contra entrada ou saída de animais.
A cerca elétrica para gado é uma solução muito eficaz para o controle do rebanho. Ela age de forma eficiente, delimitando até onde os animais podem circular, garantindo a proteção do próprio animal e de possíveis plantações aos arredores.
Seu funcionamento se dá a partir de uma fonte de energia, podendo ser uma bateria ou a própria eletricidade da rede elétrica, e é conduzida pelos fios da cerca, que envia periodicamente pulsos elétricos.
Por ser um cercamento para animais, a voltagem elétrica é baixa, fazendo com que o animal ao encostar no fio sinta um leve desconforto, o afastando das extremidades da área, mas sem o machucar.
As principais vantagens de usar essa cerca são:
Para garantir a eficácia da cerca escolhida é importante se atentar as melhores formas de instalação e quais os principais cuidados para a manutenção do seu cercamento.
É importante fazer o planejamento da instalação, observando o ambiente escolhido, as áreas de pastagens e possíveis obstáculos do terreno.
Na hora de fazer a instalação, saber qual altura ideal do cercamento pode trazer dúvidas. O ideal é ter pelo menos 90 cm de altura, mas isso pode variar de acordo com o tamanho do porte dos animais. A manutenção dessas cercas é simples, mas é sempre importante fazer algumas verificações para evitar problemas.
Os principais pontos a serem feitos são:
Na Casa das Cercas, você encontra diversas opções de telas e os principais materiais para instalação e manutenção da sua cerca, com a melhor qualidade!